Códigos de Erro BSH

Maquinas de Lavar Loiça (MLL)

E01
E02
E03
E04
E05
Todos estes cógigos indicam uma falha electrónica.
Possível avaria do modulo electroníco/módulo de potência. (Para substituição de modulos deverá certificar-se que é compatível com o seu modelo / Série)
E06 A máquina de lavar loiça detetou um sensor de porta avariado ou um problema de eletrónica. (Verificar se a porta está bem fechada ou se o interruptor ou mecanismo do fecho da porta está com defeito.)
E07 Existe um problema no sistema de secagem da máquina de lavar loiça.
E08 A máquina de lavar loiça indica que o nível de água no enxaguamento poderá ser demasiado reduzido e que o nível de água é demasiado baixo.
E09
E11
Existe uma falha no sistema de aquecimento da máquina de lavar loiça.
E10 Existe uma falha no sistema de secagem da máquina de lavar loiça.
E12 O elemento de aquecimento está calcificado ou sujo. Descalcifique a máquina de lavar loiça de acordo com as instruções de descalcificação. Mais informações sobre a limpeza da sua máquina de lavar loiça podem ser encontradas no guia da máquina de lavar loiça.
E14 O aparelho ativou o sistema de proteção de água porque existe uma falha no sistema de enchimento ou foi detetada uma falha na alimentação de água. A sua máquina de lavar loiça apresenta um problema relacionado com a água, conforme indicado pelo erro de código da máquina de lavar loiça Siemens E14. Verifique a entrada de água e assegure-se de que o escoamento da válvula e a mangueira de admissão não estão dobrados.
E15 A máquina de lavar loiça indica que existe água na parte inferior. Feche a torneira. Contacte o serviço de apoio ao cliente e indique o código de erro da máquina de lavar loiça “E15”.
E16 Foi detetada uma falha no sistema de enchimento ou na entrada de água. Feche a torneira da água.Verifique a entrada de água (assegure-se de que o escoamento da válvula e a mangueira de admissão não estão dobrados). Se o problema ocorrer com frequência o eletrodoméstico apresenta, provavelmente, um problema de funcionamento.
E18 O eletrodoméstico detetou uma falha na entrada de água. A causa poderá ser um tubo dobrado ou uma torneira de água fechada, entupida ou calcificada. Também é possível que o filtro esteja entupido na entrada de água. Verifique a entrada de água e consulte a informação “Alimentação de água da máquina de lavar loiça”. Assegure-se de que não existem dobras no tubo de água.
E19 Envolve geralmente uma falha no dispensador.
E20
E21
O eletrodoméstico indica um erro no circuito de lavagem, que poderá ser causado por uma falha na bomba de circulação. Contacte o serviço de apoio ao cliente e indique o respetivo código de erro da máquina de lavar loiça.
E22 O filtro da máquina de lavar loiça está sujo ou entupido. Verifique o sistema o filtro e consulte as notas sobre “Limpeza dos filtros da sua máquina de lavar loiça”
E23 O código de erro da máquina de lavar loiça indica uma falha na bomba de água de esgoto da máquina de lavar loiça. Contacte o serviço de apoio ao cliente e indique o código de erro da máquina de lavar loiça “E23”. Este problema de funcionamento apenas poderá ser solucionado pelo Serviço de Apoio ao Cliente.
E24
E25
A máquina de lavar loiça não drena corretamente. Causas possíveis: um tubo de drenagem está entupido ou dobrado, a ligação ao sifão está vedada, a cobertura da bomba não está instalada corretamente, a bomba de esgoto está bloqueada.Verificar os tubos: Colocar o seletor de programa em “Off”. Remover a tomada principal. Verifique que o tubo de drenagem ao foi instalado com dobras. Desaperte o grampo da mangueira no sifão. Remova com cuidado a mangueira de drenagem (água residual). Limpe a mangueira de drenagem e o gancho do sifão. Segure a extremidade da mangueira dentro de um balde e selecione o programa “Drenar”. Ligue a mangueira ao sifão e verifique se não existem fugas. Segure a extremidade da mangueira dentro de um balde e selecione o programa “Drenar”.

Atenção: a água poderá estar a escaldar!

Verificar a bomba: colocar o seletor de programa em “Off”. Remover a tomada principal. Remova os filtros. Retire a tampa da bomba. Remova os resíduos existentes. Verifique que o impulsor da bomba roda livremente. Substitua a tampa da bomba. Substitua a unidade do filtro.

E26 Existe um problema no circuito de água causado por um componente com defeito. Contacte o Serviço de Apoio ao Cliente, indicando o código de erro, uma vez que este problema apenas poderá ser solucionado pelo Serviço de Apoio ao Cliente.
E27 A máquina de lavar loiça indica uma falha na alimentação elétrica ou que a tensão da rede elétrica é demasiado baixa. Não existe nenhum problema no eletrodoméstico, o problema está na tensão da rede elétrica. Verifique a tensão da rede elétrica e a instalação elétrica. Poderá encontrar mais informações no livro de instruções.
E31 Existe um problema no sistema de secagem da máquina de lavar loiça. A água não aquece durante o funcionamento. A máquina de lavar loiça não seca. Contacte o Serviço de Apoio ao Cliente, indicando o código de erro da máquina de lavar loiça Siemens, uma vez que esta falha apenas poderá ser solucionada pelo Serviço de Apoio ao Cliente.

Maquinas de Lavar Roupa (MLR)

Código Descrição Soluções
F01 A porta da máquina de lavar roupa está aberta ou mal fechada. Certifique-se de que a porta está bem fechada. Verifique também se a roupa suja não está presa na porta, dificultando que o sistema seja acionado.
Possível avaria no Bloca-Portas ou cablagem.
F02 Falta de água O filtro na entrada de água está entupido.
Abastecimento de água desligado (verifique a torneira)
Possível avaria na Electroválvula de entrada ou cablagem.
F03 Problema com a drenagem da água Este código ocorre se dentro de 10 minutos. a água não saiu do tanque.
Certifique-se de que a bomba de drenagem (bomba) esteja em boas condições. Gire o impulsor, ele deve andar sem problemas. Certifique-se de que não haja pausas.
Verifique o filtro da bomba de drenagem e os bicos quanto a bloqueios.
Há também uma chance de que o módulo eletrônico tenha quebrado (com menos frequência).
F04 Houve um vazamento É necessário estabelecer o lugar do vazamento e voltar o aperto.
F16 / E16 Porta aberta A lavagem não inicia. Volte a reiniciar o programa.
Certifique-se de que a porta está está bem trancada.
F17 / E17 O tanque não estava cheio de água. Certifique-se de que o filtro esteja limpo, que a torneira esteja aberta e que a água flua na pressão normal.
1. Filtro entupido localizado na junção com a mangueira de entrada. Tente reiniciar a máquina de lavar roupa.
2. Pressão muito baixa no abastecimento de água.
3. O guindaste está bloqueado.
F18 / E18 A água não drenou no tempo definido. Verifique se há bloqueios no sistema de drenagem (bicos, filtro e bomba).
1. O sensor de nível está quebrado. Se dentro de 90 segundos. a água não se fundir, todas as ações serão canceladas.
2. A bomba de drenagem ou sistema está bloqueado.
3. A bomba de drenagem está quebrada.
4. O interruptor de nível está preso.
F19 A água não aqueceu no tempo definido. Certifique-se de que o aquecedor, contatos, fios estejam em boas condições.
1. Tensão fraca na rede elétrica. A lavagem ocorrerá sem aquecer a água.
2. O elemento de aquecimento (TEN) quebrou ou foi exposto a depósitos calcários.
3. Problemas no sistema de aquecimento.
F20 Aquecimento não planejado de água. O programa é cancelado, o modo de falha é ativado.
1. Danos ao relé do elemento de aquecimento.
2. Ocorre aquecimento de água que não é planejado no programa.
3. Possível avaria do sensor de temperatura (NTC).
F21 Danos ao sistema de controle, operação incorreta do motor elétrico ou o motor não gira o tambor. O mecanismo continua a tentar ganhar até a conclusão do programa especificado.
1. O relé reverso quebrou. Ou após o motor não iniciar a operação, o modo de desarranjo é ativado.
2. Triacs de curto-circuito.
3. O tacogerador caiu em desuso.
F22 Danos ao sensor de temperatura. A lavagem chegará ao final sem aquecer a água.
1. Ele encurtou.
2. Fora de ordem.
3. Problemas com fiação.
F23 / E23 A ativação do sistema Aquastop ocorreu. Certifique-se de que não haja circuito aberto.
1. Vazamento de água e sua queda na bandeja de gotejamento. Certifique-se de que o Aquastop esteja funcionando corretamente.
2. A conexão foi interrompida. cadeias. Verifique se há vazamentos.
F25 Danos ao sensor que verifica o nível de poluição da água. A lavagem ocorrerá sem enxaguar.
1. Bloqueio no sistema de drenagem.
2. Danos ao sensor de nível.
3. Depósitos de cálcio no sensor.
F26 O sensor, que é responsável pela ausência de mau funcionamento devido à tensão elétrica, quebrou e o pressostato também pode se tornar inutilizável. Ocorre um erro crítico O programa de lavagem definido é cancelado. A bomba drena toda a água, a escotilha é fixada na posição fechada, a indicação e o controle são travados.
1. Para repor o erro, ligue e desligue a máquina de lavar roupa.
2. Certifique-se de que o pressostato esteja funcionando corretamente.
3. Certifique-se de que não haja circuito aberto.
F27 Problemas na operação do pressóstato Falha desta parte. O trabalho continua.
Assegure a integridade dos fios.
Verifique se o sensor de fluxo está funcionando corretamente.
F28 Danos ao sensor de fluxo (dados incorretos). Assegure a integridade dos fios.
Verifique o sensor de fluxo.
F29 O sensor de fluxo não registra o fluxo de água. Lavar parou depois de cinco minutos, a água vai drenar. Então você pode reiniciar a lavagem.
1. O fluxo de água do abastecimento de água é bloqueado. Assegure a integridade dos fios.
2. A pressão é muito fraca. Certifique-se de que todas as peças listadas na coluna da esquerda estejam em boas condições.
3. A tela do filtro não permite a passagem da água devido ao entupimento. Verifique se a torneira está aberta.
4. Danos na válvula de admissão.
5. Danos a Aquastop.
6. Problemas com o pressostato.
F31 Exceder o máximo de água. Executar o programa levará mais tempo.
1. Bloqueio de bomba Certifique-se de que a bomba de drenagem esteja funcionando.
2. Problemas com o sistema de remoção de água (bloqueio e mais). Realize um teste de quebra de fio.
3. A válvula de enchimento está parada. Certifique-se de que o sistema de drenagem esteja funcionando corretamente.
4. O pressostato está danificado. Verifique o interruptor de nível.
Certifique-se de que a válvula de enchimento esteja funcionando.
F34 A porta não trava na posição fechada. Erro crítico: a lavagem foi cancelada, o teto solar está travado, o controle e a indicação estão bloqueados.
1. O gancho está torto ou quebrado. 1. Para remover o erro, pressione a tecla liga / desliga da máquina.
2. O castelo quebrou. 2. Assegure a integridade dos fios.
3. Inelasticidade da junta. 3. Certifique-se de que o bloqueio esteja funcionando.
4. A porta parou. 4. Inspecione a mecânica.
F36 Erro de porta.
F37 Problema do sensor de temperatura (o aparelho continua a funcionar mas a água não aquece) Possível avaria do sensor de temperatura ou cablagem.
F38 Problema com o sensor de temperatura (A lavagem continua mas a água permanece fria) Indicação de sensor em curto-circuito.
Possível avaria do sensor de temperatura ou cablagem.
F40 Problema de sincronização/Energia Grandes oscilações de tensão na rede eléctrica ou tensão demasiado baixa.
Possível avaria no modulo electrónico (Falha nos contactos / soldaduras).
Necessária uma tensão de pelo menos 190 watts.
F42 Problema motor (excesso de velocidade do motor) O módulo de controlo não funciona corretamente (Frequentemente causado por defeito do triac).
F43 Problema com o motor (não roda) Possível avaria do Taquímetro (controlo do motor) ou módulo eletronico.
Existe um obstáculo mecânico ao movimento do tambor ou motor.
F44 Problema motor (sem rotação inversa) Módulo eletronico danificado (Por vezes o problema está no triac ou no relé de inversão).
F59 Problema com o sensor 3D Possível avaria do sensor, módulo electrónico ou cablagem defeituosa.
Ocorreu um erro de software.
F60 Problema do sensor de fluxo. A pressão da água é demasiado baixa. (Verificar filtros de entrada)
Sensor defeituoso.
F61 Erro de porta. Verifique se a porta está devidamente fechada ou se está algo preso na porta.
Possivel avaria do Bloca-Portas, cablagem, ficha de conexão ou modulo electrónico.
F63 Falha no módulo electrónico Falha de processador ou erro no software. Possíveis danos nos contactos do modulo electrónico (Fichas defeituosas ou oxidadas).
F67 / E67 Falha no módulo electrónico Falha de processador ou erro no software. Possíveis danos nos contactos do modulo electrónico (Fichas defeituosas ou oxidadas).
E00 Modo Autodiagnóstico activo
E02 Problema com o motor eléctrico Avaria de motor, cablagem, fichas ou placa eletrónica.
YES
A porta da máquina de lavar está destrancada.
É possível adicionar mais roupa.
Certifique-se de que a porta está bem fechada. Verifique também se a roupa suja não está presa na porta, dificultando que o sistema seja acionado.
Possível avaria no Bloca-Portas ou cablagem.
NO Temperatura muito alta ou nível de água muito alto.
CL Bloqueio de segurança para crianças ativado. Desative o bloqueio para crianças.

 

 

AutoTeste – Sistema de autodiagnóstico (Reposição de Erros) Maquina Lavar Roupa BSH
(Dependendo dos modelos existem vários métodos de Autodiagnóstico)

  1. Colocar seletor de programas em “off”.
  2. Pressione o botão “iniciar/start” e mantenha-o pressionado.
  3. Continue segurando o botão iniciar e gire o seletor de programas da posição “desligado” duas posições para a esquerda (dois cliques).
  4. Aguarde 2 segundos e solte o botão “iniciar/start”.
  5. O display deve mostrar 0:01 e deve executar um programa de teste que enche, gira o tambor, esvazia e gira. Se tudo funcionar bem e não houver erros, E00 será exibido. Ele continuará executando este ciclo até que você o desligue girando o botão para a posição desligado.
    Às vezes você tem que pressionar o botão várias vezes.
  6. Para sair do Autodiagnóstico seguir os seguintes passos (Necessário apenas em alguns modelos).
  7. Pressione o botão “iniciar/start” e mantenha-o pressionado.
  8. Continue segurando o botão iniciar e gire o seletor de programas da posição “desligado” uma posição para a esquerda (um clique).
  9. Deve exibir um código E:ч8 e depois voltar o seletor de programas para “off”


Reset 1 – Maquina Lavar Roupa Balay/Bosch/Siemens
(Dependendo dos modelos existem vários métodos de Reset)


Com o botão do programador em “Stop” pressionar a tecla da “centrif.” e “Flot.” em simultâneo, rodar o programador uma posição para a esquerda. Este processo deverá fazer reset e anular o erro.


Reset 2 – Maquina Lavar Roupa Balay/Bosch/Siemens
(Dependendo dos modelos existem vários métodos de Reset)

Com o botão do programador em “Stop” rodar para a posição 6horas (indicado com o Nº1) depois pressionar e manter pressionada a tecla da centrifugação (indicado com o Nº2) e rodar o programador uma posição para a esquerda. Este processo deverá fazer reset e anular o erro.


Reset 3 – Maquina Lavar Roupa Balay/Bosch/Siemens
(Dependendo dos modelos existem vários métodos de Reset)

Entrar no menu de serviço: Com o botão do programador em “Stop” rodar para a posição 6horas (indicado com o Nº1) depois pressionar e manter pressionada a tecla de “Opções – Baixo” (indicado com o Nº2) e rodar o programador uma posição para a esquerda.
Este processo deverá dar entrada no menu de serviço, onde permite apagar erros, alterar língua, entre outras opções.